Evento

IV CURSO DE FÉRIAS


Perspectivas Emergentes em Psicologia Clínica

24/Jan/2019

14h às 18h30

Certificado de 10 horas

Rede de Psicologia - Un. Bueno

EMENTA


O curso procura apresentar alguns pressupostos práticos da psicologia clínica, que diferem das perspectivas tradicionais. São temas emergentes, que muitas vezes não são conhecidos ou aprofundados no decorrer da graduação, por isso, o Curso de Férias visa explanar algumas atividades contemporâneas na atuação em psicologia clínica.

Data


24 de Janeiro das 14h às 18h30

25 de Janeiro das 14h às 18h30

Objetivo


Apresentar diferentes temas e perspectivas que estão emergentes na prática clínica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


Módulo 1: Pressupostos da Psicologia Positiva – JUNNY MARCOS DOS SANTOS REIS| Psicólogo – CRP 09/9909
1. História e Fundamentos da Psicologia Positiva
2. PP E Flow
3. Valores e conceitos
4. Áreas e aplicações

.
Módulo 2: Terapia Focada nas Emoções – ALEX PEREIRA LEITE | Psicólogo – CRP 09/10101
1. Origens do modelo da Terapia Focada nas Emoções
2. Regulação afetiva e tipos de emoções
3. Formulação de caso e intervenções
4. Críticas à abordagem

.
Módulo 3: Terceira Onda das Terapias Comportamentais – OLÍVIA RODRIGUES DA CUNHA | Psicóloga – CRP 09/10114
1. Explicação sobre o que significa “Terceira Geração”
2. Explanação sobre a transição entre as Gerações e o que a Terceira tem em comum com suas antecessoras e o que traz de novidade a prática Comportamental;
3. Explorar o que a Análise Funcional, a Relação Terapêutica e o Mindfulness representam nessas modalidades psicoterápicas;
4. Apresentar as principais psicoterapias contextuais: ACT ( Terapia de Aceitação e Compromisso); FAP (Psicoterapia Analítico Funcional), DBT ( Terapia Comportamental Dialética) e IBCT (Terapia Comportamental Integrativa de Casais)

.
Módulo 4: Psicologia Clínica Feminista – ANA TERRA SUDÁRIO GONZAGA | Psicóloga – CRP 09/010557
1. Manifestações feministas na história da psicologia
2. Perspectivas feministas em psicologia
3. Utilização de abordagens feministas em contextos psicoterapêuticos
3.1 Pressupostos e conceitos
3.2 Possibilidades de intervenções

PÚBLICO-ALVO


Evento exclusivo para estudantes e profissionais de Psicologia FILIADOS à Rede de Psicologia.

AINDA NÃO É UM FILIADO? FILIE-SE AQUI E TENHA TODAS AS VANTAGENS!

INSCRIÇÕES


Faça sua inscrição através do Formulário de Inscrição. Posteriormente entraremos em contato para confirmar a sua participação.

.

Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis.

FACILITADORES/AS


ALEX PEREIRA LEITE | Psicólogo – CRP 09/10101

Especialista em Psicologia do Desenvolvimento Infantil e Adulto pela UNIARA-SP, graduado pela USJT-SP, tem experiência na área da saúde coletiva, familiar e de proteção especial de crianças e adolescentes. Atua como psicólogo clínico desde 2015 com base na psicologia humanista e na Terapia Focada nas Emoções, auxiliando em problemas de regulação emocional (medo, raiva, luto, culpa, ansiedade, etc.), relações interpessoais e familiares, autoconhecimento e temas relacionados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes no contexto familiar e social.

.

ANA TERRA SUDÁRIO GONZAGA | Psicóloga – CRP 09/010557

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (2018). Atuou como psicóloga clínica no “PROJETO T-SER”, grupo psicoterapêutico para mulheres na abordagem feminista e da terapia narrativa. Atualmente é professora adjunta do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos e coordena o grupo de estudos “Desigualdades e Diversidades na Psicologia”. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Gênero, Feminismos e Movimentos Sociais.

.

JUNNY MARCOS DOS SANTOS REIS| Psicólogo – CRP 09/9909

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Formação complementar em Executive Coach e Professional Dinamic Coaching pelo Instituto Performance/ABRACOACHING, habilitados pelo BCI (Behavior Coaching Institute). Possui experiência como Psicólogo Organizacional em empresas de médio e grande porte no Estado de Goiás. Atuou em equipe multiprofissional de Apoio à Educação Inclusiva na cidade de Nerópolis. Atualmente é Diretor da Rede de Psicologia, Consultor em Psicologia Organizacional e Escolar, atuando com responsabilidade em desenvolvimento humano.

..

OLÍVIA RODRIGUES DA CUNHA | Psicóloga – CRP 09/10114

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia com ênfase em Psicopatologia Clínica e Psicologia da Saúde, PUC-Goiás. Especialista em Saúde Mental pela Unileya. Formação em ACT e FAP, Instituto Continuum . Psicóloga clínica. Professora, Supervisora/Orientadora de Estágio em Clínica na UniAlfa. Experiência em Terapias Comportamentais Contextuais com ênfase em temas como: relacionamento terapêutico, as emoções do terapeuta, FAP (Psicoterapia Analítico Funcional), ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) , DBT (Terapia Comportamental Dialética) , IBCT (Terapia Comportamental Integrativa de Casais) e Mindfulness.