Atualidades e psicologia

Onde a psicologia entra para auxiliar as vítimas de desastres naturais

Onde a psicologia entra para auxiliar as vítimas de desastres naturais

A psicologia é tão ampla, mas por desconhecimento algumas pessoas acreditam que se resumem a adoecimentos psíquicos. 

 

Pensando em expandir seu olhar sobre a psicologia.  Abordarei o papel da psicologia em casos de  Emergências e Desastres. 

 

A psicologia pode realizar um trabalho inclusive preventivo, quando se tem a informação de possibilidades de acontecer os desastres, com a preparação da comunidade relacionados à percepção de risco, 

 

O psi pode atuar auxiliando toda a equipe que irá trabalhar junto com as pessoas acometida pelas catástrofes e desastres. 

 

Como com as vítimas dessa situação tratando diretamente pós evento traumático, seja uma readaptação da vida para aprender a lidar com as perdas como auxiliar na busca de satisfazer as necessidades dentro e fora da moradia. 

 

Imagine que você está anos de sua vida adaptada ao seu lar, que é um local que te traz segurança emocional, ter um teto acima da sua cabeça, saber que tem para onde voltar, onde ficar. E do “nada” você não tem mais, os seus vizinhos não serão mais os mesmos, o seu caminho não será mais aquele. A realocação é necessária por segurança a vida, mas emocionalmente ninguém está pronto para deixar tudo para trás e simplesmente recomeçar. 

 

Imaginou? Isso aconteceu muito no Brasil nos últimos anos, enchentes, deslizamentos…

Muitas pessoas sentiram na pele, o que parece ser um cenário de guerra, onde a sobrevivência é testada, e a fragilidade humana está escancarada. 

 

Cada um sabe da própria história de vida e para muitos ter aquele casa era tudo que se tinha, que muito trabalhou para conquistar. Cada um sentirá de um jeito diferente. É preciso auxiliar cada pessoa levando em consideração a sua individualidade. 

 

É diferente quando você decide mudar de casa, de bairro, de cidade. Você escolheu e mesmo assim precisará de um tempo para se acostumar, imagine se adaptar a essa sua nova realidade sem que você sequer tivesse se visto nela, tendo que lidar com várias emoções negativas. 

 

Então, em calamidades ter um psi para te dar suporte emocional é imprescindível, tem muito a ser elaborado, para que essa pessoa possa voltar a viver com qualidade. Um dos mais importante é trabalhar na alteração de comportamentos de risco a nível individual e social. Oferecer um “respiro” por meio do primeiro auxilio psicológico, assim que o incidente aconteceu. 

 

É um trabalho que acontece em equipe que visa minimizar o potencial traumático causado pelo evento, reduzindo os sintomas e adoecimento psicológico futuro. É preciso saber trabalhar com traumas, mudanças, perdas e resiliência, não somente patologias. 

 

E posso te afirmar que é um trabalho que ensina demais, que demanda muita sensibilidade dos profissionais. E para finalizar esse texto: “Tire tudo do homem e ele nunca mais olhará a vida da mesma forma.” 

Quem serão essas pessoas após tudo que lhe aconteceram? A psicologia pode ajudar nessa reconstrução, Pense nisso!  

Karolayni Karren | Psicóloga – CRP 15/4522

Costumo dizer que sou como um fio condutor, que te liga com a vida que você merece.. Ajudo você a ter mais segurança nas suas habilidades de dar conta dos desafios da vida, a se relacionar com mais confiança no seu ambiente de trabalho e familiar, em seu relacionamento com você e amoroso, para que tenha autonomia, reconheça o seu valor e alcance suas metas.

Assine nossa
newsletter