Atualidades e psicologia

A relevância da psicoterapia para idosos

A relevância da psicoterapia para idosos

O envelhecer é um processo que envolve mudanças biológicas, psicológicas e sociais em cada fase da vida. Portanto, envelhecer não refere-se apenas a idade, mas de como estabelecemos as relações conosco, com os outros indivíduos e com o mundo no decorrer da vida, ou seja, o processo de envelhecimento é único e vivenciado de forma singular.

 

Na dimensão social e cultural são estabelecidos funcionamentos e atividades do indivíduo de acordo com cada fase da vida e na terceira idade infelizmente ainda há uma cultura de inatividade, marcada por preconceitos sociais e estereótipos manifestados muitas vezes pelo próprio idoso, com a aposentadoria e diminuição das atividades sociais, é importante que o aumento de tempo livre seja utilizado de forma positiva com atividades de lazer e interação social para prevenir sentimentos de solidão, isolamento, rejeição e consequentemente a depressão no idoso.

 

Manter o estímulo do corpo e mente é essencial para vivenciar a terceira idade com mais saúde, por meio de mais atividades, papéis e participação social que estimulem o idoso de acordo com as suas próprias preferências, afinal a terceira idade não determina o que devemos ou não fazer, entretanto é necessário respeitar as possibilidades, a rotina e os limites do idoso para estas atividades serem realizadas de forma apropriada e agradável através do acompanhamento de profissionais capacitados para lidar com este público.

 

Na dimensão psicológica, durante todas as etapas do desenvolvimento é muito importante o modo como nós internalizamos as experiências negativas e positivas  para a saúde mental. Com isto, buscar atendimento psicológico na terceira idade possibilita ressignificar as mudanças, expressar as emoções e sentimentos positivos e negativos que podem surgir no envelhecimento e ter uma mente mais sadia para lidar com as novidades que a vida lhe proporciona nessa fase. 

 

Como você se sente sobre seu processo de envelhecimento?

Ingridd Milane Alves de Oliveira | Psicóloga – CRP 09/013767

Formação em Psicologia na Universo (2019). Organizadora de Mesa Redonda em Psicologia da Saúde e Hospitalar: UTI e Luto – 10h. Monitora de Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT) – 36h. Realização de artigo de revista COMPORTAMENTO ANTISSOCIAL: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO. Autora no livro Compêndio de Neuropsicologia – ISBN 97885671

Assine nossa
newsletter