Atualidades e psicologia

Breve panorama da saúde no Brasil

Breve panorama da saúde no Brasil

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) a saúde se define como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades.

É uma definição mais abrangente do que simplesmente dizer que ter saúde é não estar doente, ao longo do tempo foi incorporado a essa definição condições que também contribuem para um estado pleno de saúde, como a importância de considerar o bem estar mental e social como parâmetro unindo-os ao bem estar físico.

O dia 05 de agosto é considerado o dia Nacional da saúde por ser a data em que o médico Oswaldo Cruz nasceu, mas a importância dada a ele vem do trabalho desenvolvido ao longo de sua vida como médico. Oswaldo Cruz revolucionou o modo de tratar doenças consideradas pandêmicas, entre elas a varíola, que recentemente tomou os holofotes mundiais pelos altos índices de contaminação.

O Dr. Oswaldo também é o fundador do Instituto Oswaldo Cruz, conhecido hoje como Fiocruz. Pioneiro no desenvolvimento de medidas de contenção para doenças epidemiológicas e que hoje trabalha em diversas áreas de atuação na saúde nacional, entre elas, a fabricação de vacinas importantes como a da Covid-19.

Nesse dia, é importante refletir sobre as condições de saúde que estamos desenvolvendo em todos os campos ao longo dos tempos. Acabamos de viver uma pandemia, de um vírus que causou muito mais que mortes em todo o mundo, também provocou uma reflexão e uma percepção do quanto se fazem necessários cuidados básicos com a saúde relacionados não só ao corpo, mas também a mente e ao aspecto social que isso engloba.

Ao considerar a história, sabemos que de tempos em tempos surgem doenças que vão demandar que façamos sacrifícios em prol de uma cura, que não acontece sem perdas e levando em consideração o legado do Dr. Oswaldo Cruz, percebemos que somos capazes de controlar tais situações nos mantendo unidos, vigilantes e organizados na busca de uma solução.

Estar saudável é uma questão de insistência.

Adryan Pires Santana | Psicóloga – CRP 09/13281

Graduada em psicologia e em permanente formação com a psicanálise seguindo seus pilares éticos

Assine nossa
newsletter