Atualidades e psicologia

Música Flowers e o processo de fortalecimento na psicoterapia

Música Flowers e o processo de fortalecimento na psicoterapia

A música “Flowers”, sucesso de Miley Cyrus, foi lançada em 13/01/2023 e já atingiu 3,4 milhões de visualizações. A batida da música, sua letra e sua mensagem são sensacionais. Isso não se pode negar! O post de hoje é uma reflexão sobre a música que fala sobre o empoderamento feminino, mas priorizamos a discussão de forma ampliada para como funciona o fortalecimento (empoderamento) do sujeito no processo psicoterapêutico. 

Partindo de uma concepção ampliada, compreende-se o termo empoderamento por sua origem de língua inglesa –  empowerment que vem da palavra empower (anglo-saxônica) –  que significa autorizar, habilitar ou permitir.  

Para facilitar, substituiremos a palavra empoderamento por fortalecimento, e utilizaremos como exemplo o processo psicoterapêutico – espaço que favorece e promove a autonomia do sujeito. 

Sintetizando nosso pensamento, falaremos como o sujeito se fortalece no processo psicoterapêutico, através de analogia com a música de Miley Cyrus: 

Hum, I didn’t wanna leave you (Hum, eu não queria te deixar) 

Diferentemente do que se imagina, no processo psicoterapêutico, nem sempre estamos conscientes ou queremos nos conectar com este processo de fortalecimento. É interessante pensarmos que isso implica mexer em nossas raízes, traumas e coisas que perpetuam em nossa vida. Para o sujeito, é ótimo resolver essas questões, contudo na psicoterapia é possível que durante este processo ocorram resistências e que isso não seja consciente. Mas é preciso desnaturalizar essa resistência buscando compreender e perceber as consequências de nossas escolhas. 

Yeah, I can love me better than you can (Sim, eu posso me amar melhor do que você pode) 

A forma como lidamos com o processo de fortalecimento afeta diretamente nossos sentimentos. A riqueza do processo psicoterapêutico está em desvendar e se abrir para novas possibilidades. Isso requer reconstruir sua subjetividade, ter liberdade de ser quem você realmente é e abraçar suas imperfeições – permitindo-se mudar, caso seja necessário. 

And I can hold my own hand (E eu posso segurar minha própria mão) 

Se permitir fortalecer é vivenciar o seu poder e romper com situações que afetam de forma negativa sua vida. É reconhecer seus recursos e suas possibilidades, e ser capaz de assumir uma posição de potência e ressignificação. Você é capaz e pode se autovalorizar, ter empatia consigo, manter laços saudáveis, respeitar seus valores pessoais e assumir de forma completa e total sua essência. 

Mais importante que ser a prioridade de alguém, é ser a sua própria prioridade.  

 

Autoras:

Psicóloga Ana Carolina Moura de Deus (CRP 09/16303) 

Psicóloga Luandra Loredo Soares (CRP 09/17123)

Assine nossa
newsletter