Atualidades e psicologia

Psicólogos: para além da escuta acolhedora

Psicólogos: para além da escuta acolhedora

Psicólogos são profissionais cuja identidade está estreitamente associada à escuta – quase artística – das dores. Para além disso, podemos afirmar que psicólogos são trabalhadores que pesquisam, intervém, refletem e constroem saberes a respeito do comportamento humano e, consequentemente, a respeito das relações. Isso implica pensar no sujeito inteiro, como ser bio-psico-social, constituído e constituinte de dimensões orgânicas, psíquicas e sociais que se atravessam e se influenciam durante todo o percurso vital do sujeito.

Dentre tantas possibilidades teórico-práticas, gosto de apresentar o psicólogo no papel de mediador no processo de conscientização. Conscientização dos fatores objetivos e subjetivos que formam os sujeitos e o mundo, e a partir daí vislumbrar formas mais saudáveis, prazerosas e justas de viver.

Essa aparentemente simples função abre um leque de olhares e possibilidades que permitem aos psicólogos atuarem não só com um indivíduo e seus potenciais vir-à-ser, como também a atuarem com grupos, comunidades, instituições, famílias. Dessa forma, surgem campos como a psicologia escolar, psicologia hospitalar, psicologia comunitária, psicologia jurídica, psicologia do trabalho dentre muitas outras áreas de atuação.

Guiados por uma conduta ética, os psicólogos se propõem, em sua formação, não só a amenizar sofrimentos, como principalmente promover bem-estar. Esse compromisso exige do profissional postura ativa para a garantia de direitos, para a construção de relações saudáveis, para a disseminação de informações verdadeiras e necessárias à sociedade, e que impactam diretamente no desenvolvimento do indivíduo como Ser capaz de experimentar a vida nas suas mais diversas potencialidades.

Às pessoas que abraçam essa profissão, meus votos de alegria e resistência nesse dia comemorativo.

Marina Kurotusch Canettieri | Psicóloga – CRP 09/15660

A psicoterapia é um convite às mais diversas travessias. Quando realizada com comprometimento, é capaz de sustentar mudanças na vida objetiva cotidiana. Pautando minha prática no profissionalismo e no vínculo genuíno com as pessoas, ofereço um trabalho sério, respeitoso e em vista o desenvolvimento integral de cada um. Realizo as sessões pela perspectiva da Gestalt-terapia, atenta aos contatos e afastamentos que traduzem e geram desejos, sofrimentos, potencialidades e alegrias.

Assine nossa
newsletter