Já começou seu planejamento para 2022?

Já começou seu planejamento para 2022?

Estamos às portas do final do ano. É muito comum nesse período fazermos reflexões sobre o ano que está se encerrando. Apesar de gerar muitas reflexões esse período por ser fechamento de um ciclo, comumente nos levar a pensarmos sobre metas para o ano seguinte. Pesquisas mostram que 56% dos brasileiros fazem planos para o próximo ano. 

E você? O que busca alcançar no ano de 2022? Ir para academia, conseguir um novo emprego, entrar na faculdade, realizar a viagem dos sonhos? É possível sim alcançar esses objetivos! Para isso é fundamental abandonarmos o famoso jargão “deixa a vida me levar”! Um bom planejamento pode ser o carro chefe para você alcançar seus objetivos. Se planejando é possível criar objetivos concretos! Muitas pessoas falam: “Quero comprar um carro no ano que vem”, porem não sabem qual carro querem, qual é o preço, quanto precisam economizar, quais são as formas de financiamento possíveis, essa falta de clareza em relação ao objetivo pode potencializar a procrastinação.  

Mas como fazer um bom planejamento? Vou oferecer algumas dicas que podem te ajudar? 

  • Defina prioridades! Quais são seus reais objetivos para o ano seguinte? Cuidado com o numero excessivos de metas! A grande quantidade de metas pode te paralisar. 
  • Analise a sua situação atual e perceba o que é possível alcançar em 2022. Essa dica é fundamental, pois algumas metas pessoais e/ou profissionais, podem levar dias, meses, anos ou até décadas para serem alcançados. Ou seja, existe um caminho a ser percorrido. É necessário entender dentro da sua realidade o que de fato pode ser conquistado no ano seguinte, qual progresso pode ser feito em direção a esse alvo maior.  Respeite o processo. 
  • Divida sua meta em etapas e estabeleça prazos. Lembra daquele ditado: “É de grão em grão que a galinha enche o papo”. Isso serve para o sucesso de seu planejamento. Se sua meta for perder 20kg, organize essa meta final em objetivos mensais. Pequenas conquistas te conduzirão a resultados maiores. 
  • Comece devagar! Já reparou que em algumas atividades vamos com muita sede ao pote, e depois de algum tempo vamos diminuindo o ritmo até abandonar a atividade. Ao fazer seu planejamento para alcançar sua meta final, estabeleça para os momentos inicias objetivos fáceis de serem alcançados. Alcançar esses objetivos fáceis pode te motivar a prosseguir em direção ao alvo final e principalmente te preparar para aumentar o grau de dificuldade nas etapas seguintes. Comece lendo uma página, depois duas, três, quatro. 
  • Valorize as suas pequenas conquistas. Acrescente no seu planejamento recompensas para você. Sempre que conseguir concretizar uma das etapas estabelecidas se presentei com essas recompensas.  
  • Seja flexível! Ao fazer o seu planejamento entenda que os imprevistos irão ocorrer. Isso não significa que o planejamento escorreu entre os dedos. Mas você certamente terá que se reorganizar para prosseguir em direção ao objetivo final. Caso encontre dificuldades em fazer isso, busque um auxilio profissional.  A psicoterapia pode auxiliar nesse momento. 
  • Utilize ferramentas! Existem diversos recursos que podem auxiliar a organizar esse planejamento, como planilhas no Excel e aplicativos para celular. Uma ferramenta que recomendo é a 5W2H. Ela é simples de ser utilizada e costuma apresenta bons resultados! Pesquise sobre essa ferramenta, pode facilitar muito na elaboração do seu planejamento. 

Busque colocar essas dicas em pratica! Que você consiga alcançar excelentes resultados em 2022. Lembre-se que não adianta apenas planejar. É necessário persistência e foco para atingir seus objetivos.   

.

Autor: YURE ALVES ROCHA | Psicólogo – CRP 09/14371

Sou psicólogo formado pela faculdade Estácio de Sá. Desde o término da graduação participo frequentemente de eventos relacionados a prática psicólogica, buscando sempre adquirir conhecimentos para proporcionar um atendimento psicológico com excelência. Atuo com professor de Desenvolvimento Pessoal há um ano e meio, auxiliando os alunos a se desenvolverem suas potencialidades. Faço parte da Rede de Psicologia realizando atendimentos psicológicos a adultos e adolescentes que buscam cuidar da sua saúde mental.

Assine nossa
newsletter