Atualidades e psicologia

Definindo limite nas relações

Definindo limite nas relações

Afinal, qual é a importância do limite dentro dos relacionamentos?
Primeiramente, por você.
Os limites dizem primeiramente sobre nós, sobre o que achamos que se encaixa em um relacionamento, sobre o que somos capazes de aceitar ou não. Por isso, dificilmente você irá conseguir se relacionar saudavelmente com alguém se não conhecê-los.
Então, caímos em uma questão que é um aprendizado contínuo e necessário: Autoconhecimento. Você já deve ter ouvido falar sobre “preciso me conhecer” “preciso saber quem eu sou” e, é exatamente isso que nos coloca em uma posição de refletir. Quem você é importa. Se por um acaso, você não se conhece, dificilmente conseguirá entender até onde o outro pode ir, pode chegar.
O limite não é sobre “mandar no outro” “definir o relacionamento”. Na verdade, é para que você também consiga ser melhor nas suas relações.
Quando falamos sobre o autocuidado, não estamos falando apenas do bem estar físico, mas também do emocional. Fazendo uma pequena pausa, aqui, neste texto: O quanto você classificaria o seu autocuidado? O quanto você se cuida, se protege? Como você tem cuidado das suas relações?
Ninguém irá te conhecer tão bem quanto você mesma, logo, ninguém cuidará tão bem de você quanto você mesma.
Na verdade, impor limites em como você está disposta (o) a se relacionar é um ato de amor, por você. É preciso se lembrar de que quando um limite é ultrapassado, nós nos machucamos e também machucamos o outro.
Quando você estabelece um diálogo assertivo, sincero e aberto com quem você ama e quer estar ao lado, você não se torna uma pessoa mandona, mas sim uma pessoa que expõe e prioriza uma relação saudável.
Mas, a pergunta que fica: Você conhece os seus limites dentro de uma relação?

Sabrina Souza | Psicóloga – CRP: 09/15566

Psicóloga que tem como principais valores na sua clínica a ética, compromisso e respeito. Prioriza o vínculo, a empatia e o acolhimento das demandas do paciente, focando no tratamento individual de cada um, assim como o seu processo.

Assine nossa
newsletter