Atualidades e psicologia
A importância da psicoterapia na adolescência
A adolescência é caracterizada por mudanças hormonais e físicas. Nessa fase os adolescentes enfrentam desafios adaptativos como o novo corpo em formação. Consequentemente, a partir dessa mudança, questões como imagem corporal, autoestima, sexualidade e identidade são colocadas em evidência.
A puberdade também provoca alterações nos neurotransmissores o que propicia estados mais emotivos e maior disposição a correr riscos, além de terem maior reação ao estresse devido ao aumento de cortisol (hormônio do estresse) nessa fase.
Além dessas mudanças, o adolescente ainda vive dilemas como a necessidade de pertencimento a algum grupo social, problemas familiares, paixões e namoros, medo de escolher uma profissão, amadurecimento emocional, insegurança frente a vida adulta e tudo isso pode ser fatores desencadeantes de transtornos psicológicos.
A psicoterapia é um mecanismo de proteção e cuidado com a saúde mental para essa fase do desenvolvimento que geralmente é conflitante. Aspectos emocionais, sociais e biológicos, são trabalhados com acolhimento, sem julgamentos e com responsabilidade ética.
O autoconhecimento, fortalecimento da autoestima, a identificação de pensamentos disfuncionais e regulação emocional são os pontos essenciais que devem ser ensinados nesse período em terapia. Escolher cuidar da saúde mental do seu adolescente é dizer: “Eu posso até não te entender totalmente, mas eu acredito em você e me preocupo com o seu bem-estar emocional”. Pois, eles necessitam se sentir validados e acolhidos nesse momento.
Giulia Ramos | Psicóloga – CRP 09/16226
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental com experiência em atendimentos a adolescentes e adultos.