Conteúdo

1 de fevereiro de 2016
Como posso me destacar no cenário do mercado de trabalho atual?

Com a frequente instabilização econômica em nosso País, muito se questiona sobre o que fazer para se destacar e garantir sucesso no mercado de trabalho.

É certo que o índice de desemprego aumentou nos últimos tempos, mas também podemos acompanhar os pontos positivos do cenário atual: os profissionais estão se desenvolvendo! Sair da zona de conforto é o primeiro passo para que grandes transformações aconteçam e é com esta ideia que devemos trabalhar de agora em diante.

Sobretudo, é preciso manter-se no controle da situação para que não seja pego de surpresa com situações que possam abalar seus planos. Para isso, seguem algumas dicas iniciais que auxiliarão você a posicionar-se diante do cenário atual:

  • Invista em você

Para sua qualificação, todo valor gasto é um investimento. Procure sempre se atualizar. Pós-graduações, especializações e diversos cursos são os principais aliados para manter o currículo sempre atualizado e preparado para novas e melhores oportunidades. Fique por dentro da programação dos eventos da sua cidade. Existem sempre muitas palestras gratuitas em diversas instituições de ensino, bem como seminários e congressos. Vale a pena estar sempre presente!  Os chamados TED talks também são uma boa opção por serem palestras de curta duração e estarem disponíveis gratuitamente na internet. Geralmente são feitas por grandes referências no assunto, com temas objetivos e atuais, ministrados de forma dinâmica.

  • Network e parceiros

“É impossível ser feliz sozinho”, é um trecho clássico que reflete esta posição. As parcerias que você faz durante toda sua vida, primeiramente serão positivas para você mesmo. Congressos e seminários, além de essenciais para sua atualização profissional, também são excelente fonte para desenvolver o networking. Procure ser agradável em seu ambiente de trabalho e lembre-se de que o trabalho em equipe é a base para que qualquer tipo de projeto tenha êxito.

  • Acompanhe as notícias

Mais uma vez, é importante manter-se atualizado. Acompanhar o noticiário te ajudará a se inteirar sobre o mercado de trabalho, em especial sobre a sua área de atuação. Não se prenda apenas aos jornais. As redes sociais podem ser alternativas eficientes para tal, pois lá é o local onde muitas pessoas influentes e de empresas renomadas escrevem sobre suas próprias experiências e cases de sucesso.

  • Valorize o seu trabalho

Profissionais capacitados e eficientes sempre terão seu lugar garantido no mercado de trabalho. Valorize o trabalho que você faz e seus investimentos em qualificações. Não se acomode e batalhe sempre para estar em seu lugar de direito com sua devida recompensa. Valorize-se e será valorizado.

  • Autoconhecimento

Por último, mas não menos importante, cito o autoconhecimento. Este lhe fará conhecedor de seus limites e potenciais. Saiba até onde você pode ir e quais são suas principais ferramentas para alcançar seus objetivos. Mapeando seus comportamentos é possível desenvolver habilidades que possam estar controlando seu progresso e consequente sucesso. Ah! E não hesite em pedir ajuda de um profissional para isso.

 

Imagem: Google Imagens

 

Compartilhe