Escola, família e comportamentos antissociais

Escola, família e comportamentos antissociais

Comportamentos antissociais são aqueles que não são bem vistos pela sociedade, pela cultura e moral da sociedade em que o indivíduo está inserido. O comportamento antissocial pode não necessariamente ser rotulado por certo ou errado, depende do meio em que está inserido.

O desenvolvimento do juízo e do raciocínio moral está baseado em aprendizagens durante a infância, os comportamentos adquirem valor para a convivência moral quando são reforçados. Não necessariamente instruídos, os comportamentos podem ser adquiridos pela imitação dos padrões de comportamentos sociais dos pais, cuidadores ou outras pessoas que adquirem status em relação à criança.

A escola oferece o ambiente para interação em grupos sociais, onde a criança ou adolescente busca aprender formas de se comportar, ser aceito pelo grupo e se aceitar. Dessa forma existe o constante desenvolvimento do meio social, sendo mantido pelo indivíduo, fazendo com que ele adquira a capacidade de autocontrole.

Na família, a criança ou adolescente adquire valores de juízo relacionado às regras de convivência, aprendendo a respeitar autoridades incondicionalmente, com o passar dos anos, na adolescência as regras não seriam fixas, podendo ser construídas como formas de acordo, baseados em relação de cooperação e reciprocidade. A família oferece um ambiente que pode proporcionar o desenvolvimento do descentramento cognitivo, possibilitando que o adolescente veja o mundo a partir do ponto de vista do outro.

Se as instituições familiares e escolares não oferecerem essa estrutura para a criança ou o adolescente, eles não irão se adaptar ao sistema moral, emitindo comportamentos problemáticos para ele mesmo e para as pessoas que convive. Independente se as origens das causas de comportamentos antissociais são a nível biossocial ou psicossocial, sabemos que o ambiente tem grande influência no desenvolvimento cognitivo e da moralidade, para que o indivíduo possa avaliar a situação que está exposto.

Caso o sistema institucional queira quer manter a moralidade atual, prevenindo comportamentos que considera antissociais, deve orientar escolas e famílias, para oferecerem ambientes adequados às crianças e adolescentes.

Imagem: Extraída do Google Imagens

Assine nossa
newsletter