A importância de saber gerir o seu tempo
Em nossa sociedade de rítmo frenético, marcada pela globalização e crescente avanços tecnológicos, as pessoas passaram a dedicar-se a diversas tarefas em um dia; e dividir o tempo entre trabalho, lazer, casa e família tornou-se motivos de constantes sentimentos de insatisfação, gerando ansiedade, estresse e, também, o desejo que o dia tenha mais que 24 horas. Dessa forma, saber administrar o próprio tempo e executar diversas tarefas por dia passou ser um grande desafio na vida das pessoas modernas.
Essa confusão de sentimentos e falta de equilíbrio que sentimos por conta do tempo, faz com que fiquemos presos em uma rotina que não gera realizações e plenitude. Além de que, faz com que vivemos uma verdadeira desconexão com o tempo, alternado sempre entre “correr atrás do tempo”, gerando ansiedade, estresse, nervosismo e esquecimentos, e/ou “esperar o tempo certo chegar” causando depressão, tédio e, até mesmo, a aquisição de novos comportamentos, como o de postergar.
Hoje em dia existe certo glamour em dizer que estamos muito ocupados, que trabalhamos demais e que não temos tempo. É como se passasse a ideia de que por isso somos pessoas importantes. Além disso, a busca incansável por uma vida equilibrada entre vida pessoal e profissional, procurando sempre satisfazer os nossos desejos e os das outras pessoas, como ter uma vida social agitada, vestir-se bem, frequentar uma academia, fazer o seu trabalho e o do colega, entre outras exigências, traz danos tanto a saúde emocional quanto a saúde física, consequentemente tornamos uma pessoa intolerante e escrava do relógio.
Uma característica de gestão de tempo refere-se ao planejamento, ou seja, o indivíduo necessita decidir quais tarefas irá desempenhar, definir prioridades de cada uma e lidar com as possíveis distrações na execução das mesmas para organizar o seu tempo (Claessens et al. 2007). Assim, é muito importante definir objetivos, estabelecer planos e manejar imprevistos. E quando encontrar dificuldades para desenvolver tais habilidades, a ponto de comprometer o seu bem estar, procure a ajuda de um profissional, não há nada de errado em reconhecer a incapacidade de fazer tudo sozinho e a necessidade de ajuda.
A psicoterapia é uma das ferramentas que auxilia a adotar novos comportamentos e, também, ao autoconhecimento que é fundamental para levantar, identificar e estabelecer as prioridades, sendo assim contribuindo para a qualidade de vida. Saber gerenciar o tempo é maximizá-lo, portanto o dia continuará tendo 24 horas, porém ao saber fazer uso dessas novas ferramentas adiquiridas em seu repertório comportamental, essas mesmas horas serão suficientes para viver um vida em perfeito equilíbrio. Venha para psicoterapia!
Referência Bibliográfica
- Claessens, B. J. C., Van Eerde, W., Rutte, C. G., & Roe, R. A. (2007). A review of the time management literature. Personnel Review, 36(2), 255–276. doi: 10.1108/00483480710726136