A importância de cuidar da saúde mental: 07 dicas valiosas

A importância de cuidar da saúde mental: 07 dicas valiosas

JANEIRO BRANCO

É uma campanha que merece nossa atenção e surgiu com o intuito de colocar o tema em evidência, chamando a atenção de todos da importância de criar uma cultura de saúde mental. 

O mês de janeiro foi escolhido pois as pessoas estão mais reflexivas sobre a vida, em busca de resolução de problemas e mudanças para o ano que se inicia. 

A nossa subjetividade merece atenção e devemos nos atentar não só no mês de janeiro, mas na vida. 

Nos últimos anos, as doenças mentais tiveram um aumento significativo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo.  

A ansiedade tem afetado mais de 18,6 milhões de brasileiros. 

Essa é uma realidade, e nos convida a olhar para as nossas questões emocionais e subjetivas. 

A saúde mental é um importante fator que possibilita fazer ajustes necessários para lidar com as emoções positivas e negativas da nossa história. 

Somos seres emocionais, isso significa que precisamos acolher as fragilidades humanas, e cuidar da nossa subjetividade. A vida é um constante movimento e viver é uma possibilidade de alegria mais também de sofrimento. 

Quando falamos em saúde mental e prevenção, muitas pessoas imaginam que ter saúde mental ou ser uma pessoa com inteligência emocional significa não ter problemas e sofrimento, isso não é verdade, ter inteligência emocional é a capacidade de lidar com o sofrimento humano e suas complexidades. 

As emoções tem um sentido de existir, elas não surgem simplesmente do nada. 

Normalmente quando alguém está vivendo um momento de sofrimento, é comum que a pessoa queira fugir o quanto antes desse estado, por parecer ser ‘’mais fácil’’, porém, isso pode ser disfuncional para essa pessoa, já que fugir do contato diante do que está presente pode dificultar ainda mais o encontro de recursos para lidar com o que está acontecendo, se nego a existência de um problema, também nego a possibilidade de resolvê-lo, podendo se tornar um problema ainda maior. 

E preciso criar espaços para dialogar com as nossas emoções. 

Já se perguntou para que serve as emoções? O que elas querem te dizer? Elas não servem apenas par trazer sofrimento e dor, as emoções estão presentes para sinalizar algo. 

Você pode cuidar da sua saúde mental e desenvolver uma inteligência emocional a partir do momento em que você tem autoconhecimento, quando reconhece a suas emoções, quando consegue dar nomes a ela, quando reconhece os seus limites. Acolhendo o sofrimento, acolhendo suas conquistas e o seu lugar no mundo. 

Busque desenvolver diálogo, a capacidade de construir relações saudáveis e utilizar sua rede de apoio quando necessário, ou seja, pedir ajuda. 

Sabemos que alguns casos de adoecimento mental, a pessoa se encontra sem recursos internos para buscar ajuda e encontrar alternativas, por isso a importância de estarmos atento e acolher aqueles que já não conseguem sozinhos buscar por possíveis novos caminhos. 

Os sintomas físicos podem ser aliados e sinalizar que a sua a saúde mental precisa de atenção: 

Alguns sintomas físicos: 

Fadiga, dor de cabeça em excesso, palpitação, alteração de sono, dores musculares, alteração no apetite, sudorese, dor no estômago com frequência e junto aos sintomas físicos surgem os impactos na saúde mental como a dificuldade de concentração, irritabilidade, angústia, baixa auto-estima e tudo isso vai ocasionar mudança no comportamento e na vida da pessoa. 

 .

7 dicas para cuidar da saúde mental o ano todo: 

 

  • Pratique atividade física 
  • Busque por uma alimentação saudável 
  • Se coloque em contato com a natureza 
  • Nutra-se de relacionamentos saudáveis  
  • Durma Bem 
  • Evite exposição excessiva a notícias e redes sociais 
  • Fazer algo que goste, sem cobrança, algo que flui naturalmente.  

 

 

Busque tratamento, se necessário: 

 

A conscientização do problema é um dos pontos mais relevantes para alcançar o sucesso na prevenção da saúde e diminuir os riscos que envolvem a saúde mental. 

Existem alternativas para garantir a promoção da integridade emocional e física, como o serviço de psicoterapia e nos casos mais delicados a atenção assistida de um médico psiquiatra juntamente ao serviço psicoterapia. 

O tratamento adequado vai depender do grau de prejuízo e sofrimento que a pessoa se encontra. O processo de psicoterapia é uma das alternativas que pode auxiliar no enfrentamento do que está acontecendo, de qual contexto essa pessoa se encontra, ajudar a identificar os fatores riscos para que a pessoa seja capaz de encontrar alternativas para promover a uma vida com mais qualidade. 

A psicoterapia não precisa acontecer apenas no extremo do adoecimento mental, mas como uma forma de prevenção a saúde, ou seja, pode acontecer na necessidade do autoconhecimento, saber como você funciona, quais são seus limites, quais suas potencialidades, desenvolver novos recursos internos, sendo um processo de descobertas e busca por novas possibilidade de existir.  

 

Cuidar de si é sinal de potência. 

Não se deixe para depois, você é agora! 

.

Autora: JESSICA FERREIRA DOS SANTOS SEGATI | Psicóloga – CRP 09/14412

Graduada em psicologia 2017/2 pela Unialfa. Pós graduanda em Gestal terapia pelo ITGT. Experiência a mais de oito anos na área de Recursos Humanos com foco em desenvolvimento de pessoas e carreira. Como Psicóloga Clínica atendo adolescentes e adultos em suas diversas demandas sobre a perspectiva Gestalt, respeitando a individualidade de cada cliente que se apresenta.

Assine nossa
newsletter