Conteúdo

12 de abril de 2016
Avaliação neuropsicológica: O que é, e quais são os benefícios?

A avaliação neuropsicológica é uma ferramenta utilizada pelo profissional de psicologia, tendo como objetivo verificar o funcionamento cognitivo de uma pessoa. Ela pode ser realizada em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Essa avaliação poderá ser solicitada em casos de dificuldade de aprendizagem, podendo estar relacionada a comportamentos inadequados como agitação, desatenção e não obediência as regras; por traumatismo craniano, quando causam sequelas cognitivas que impactam na realização de tarefas do dia a dia; em idosos com suspeita de doenças degenerativas; entre outros.

O psicólogo qualificado para tal atividade utilizará instrumentos e observação comportamental para avaliar a capacidade intelectual do paciente, correlacionando os resultados com os dados da história de vida. Desse modo, identificará quais funções estão em estado normal para a idade e escolaridade, bem como possíveis prejuízos cognitivos que interfere na aprendizagem e em tarefas de vida diária, propondo neste caso um plano terapêutico.

E então surge a pergunta: Quais são os benefícios que essa avaliação proporciona? A partir do resultado encontrado, em casos de suspeita de declínio cognitivo e/ou comportamentos disfuncionais, propõem-se encaminhamentos que possibilitam melhorias nos déficits encontrados, bem como autoconhecimento sobre possíveis limitações, maior autonomia e independência nas tarefas.

Sendo assim, é notória a relevância que a avaliação neuropsicológica representa para a sociedade, contribuindo numa educação mais efetiva e possibilitando uma melhora do desempenho cognitivo, autoestima e afetividade do paciente.  Ressalta-se também a importância da qualificação do profissional que a realiza, tendo em vista que o resultado é essencial no diagnóstico clínico e tratamentos recomendados.

Quer saber mais sobre o tema? Entre em contato!

——-

Imagem: Extraída do Google Imagens

——-

Sobre a autora:

Carla Evangelista Araújo: Psicóloga (CRP 09/10258) pela Faculdade Alves Faria (Brasil) e Tecnóloga em Gestão Comercial pelo Centro Universitário de Goiás – UniAnhanguera. Atua como psicóloga clínica na Rede Goiana de Psicologia, realizando Avaliação Neuropsicológica e Terapia Cognitivo Comportamental. Participa como voluntária no Programa Trauma Infantil, na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. Faz parte do Programa de Aperfeiçoamento Profissional no Hospital de Dermatologia Sanitária Santa Marta.

Contatos: psicologia.caraujo@gmail.com ou (62) 8429-0993

Compartilhe