Carregando Eventos

« Todos Eventos

GRUPO DE ESTUDOS TRABALHO E SAÚDE MENTAL: O OLHAR DAS CLÍNICAS DO TRABALHO

agosto 29 @ 18:00 - 20:00

EMENTA: Reestruturação produtiva e as transformações no mundo do trabalho; A psicologia e a categoria trabalho; Fundamentos e bases epistemológicas das clínicas do trabalho; A clínica psicodinâmica do trabalho; A clínica da atividade.

 

OBJETIVO GERAL: Oferecer um panorama geral acerca das relações entre trabalho, subjetividade e saúde mental no contexto laboral contemporâneo bem como das possibilidades de ação e intervenção a partir do referencial teórico-metodológico das clínicas do trabalho.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

– Compreender as transformações contemporâneas no mundo do trabalho e os seus impactos sobre a saúde e a subjetividade humana;

– Apreender a relação histórica e potencial entre a psicologia e o mundo do trabalho nos diversos contextos laborais e organizacionais;

– Apresentar os dispositivos teórico-metodológicos das clínicas do trabalho e suas possibilidades interventivas.

Data de início: 29/08/2019 (quinta-feira) às 18h

Encontros: São realizados quinzenalmente às quintas-feiras

Total: 9 encontros

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– Repensar o trabalho, repensar a psicologia do trabalho; – Fundamentos e bases epistemológicas das clínicas do Trabalho;

– A clínica psicodinâmica do trabalho de Christopher Dejours;

– A clínica da atividade de Yves Clot.

Estudantes e profissionais de Psicologia.

Luciano Alvarenga Montalvão – Doutorando em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na linha de pesquisa Clínicas do Trabalho e Processos Organizacionais. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre o Trabalho (GEPET-UFRN) e do GT Processos Psicossociais, Organizações e Trabalho (GPPOT). Pesquisador associado do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho (LPCT-UnB). Servidor técnico administrativo em educação no Instituto Federal de Goiás (IFG), professor no magistério superior e membro da diretória ampliada do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (SINPRO-GO). Áreas de pesquisa e docência: Psicologia social do trabalho e das organizações; Saúde Mental e Trabalho, Clínica psicodinâmica do trabalho.

Danniella Davidson Castro – Subcoordenadora de Desenvolvimento Técnico em Saúde do Trabalhador da Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVSAST). Fiscal de Vigilância Sanitária. Psicóloga da Gerência de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador. Pesquisadora convidada do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília (2015). Pesquisadora convidada da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). Pós-Graduada em Psicologia da Saúde e Hospitalar (2013). Pós Graduanda em Psicopatologia: Configurações do Sofrimento Psíquico na Contemporaneidade;Analista de Saúde do Estado de Goias (2010). Possui experiência em Saúde do Trabalhador.

R$ 150,00 – Público em Geral

R$ 130,00 – Filiados à Rede

Para participar preencha o formulário de inscrição e realize o pagamento. Sua participação só será confirmada mediante pagamento!

O pagamento acontece via PagSeguro, podendo ser efetuado por crédito, débito, boleto ou transferência. Opção de parcelamento!

Para fazer sua inscrição para o GRUPO DE ESTUDOS TRABALHO E SAÚDE MENTAL: O OLHAR DAS CLÍNICAS DO TRABALHO, 


As vagas são limitadas!

Aguardamos você!

Atenciosamente,

Equipe Rede.

Detalhes

Data:
agosto 29
Hora:
18:00 - 20:00
Categoria de Evento:
Website:
https://rededepsicologia.com/trabalho-e-saude-mental-o-olhar-das-clinicas-do-trabalho/

Local

Rede de Psicologia
R. T-53, nº1120 - Qd.90 Lt.09 - St. Bueno, Goiânia - GO,
Goiânia, Goiás 74215-150 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(62) 3434-0496
Website:
https://rededepsicologia.com