Conteúdo

22 de novembro de 2016
Afinal, o que é psicologia social comunitária?

A palavra comunidade possui diferentes significados no Brasil. Este conceito utilizado na psicologia social comunitária tem algumas características próprias, derivadas de aspectos que surgiram no decorrer das discussões científicas, sociais, afetivas e culturais da psicologia.

Desde meados da década de 1960, no Brasil, utilizam-se teorias e métodos da psicologia nas comunidades de baixa renda, visando, por um lado, desetilizar a profissão, e, do outro, buscar a melhoria das condições de vida da população trabalhadora. A psicologia social comunitária procura desenvolver instrumentos de análise e intervenção relevantes para as questões sociais, com foco nas lutas políticas e empoderamento dos sujeitos que constituem a sociedade.

Esta perspectiva enfatiza, em termos teóricos, a problematização da relação entre produção teórica e aplicação do conhecimento para a transformação de uma sociedade mais justa e democrática para a sociedade. Em termos de valores, os profissionais geralmente ressaltam os princípios da ética, solidariedade, direitos humanos e a busca da melhoria da qualidade de vida para sociedade como um todo.

  A partir deste exposto, entende-se que o desenvolvimento da psicologia comunitária configura-se como um marco muito importante para Psicologia enquanto ciência, uma vez que os conhecimentos do desenvolvimento humano foram estendidos e favorecidos à população vulnerável do país. Fundamentalmente, as principais atuações da psicologia geravam práticas excludentes, uma vez que os fatores sociais, políticos e culturais não eram enfatizados na constituição do ser humano. A partir das práticas na comunidade, a psicologia ganhou forças para atuar e transformar a sociedade, utilizando-se dos conhecimentos científicos a favor de um verdadeiro compromisso social.

  Foram breves reflexões, mas que trazem os aspectos principais que caracterizam essa importante área de atuação da Psicologia!

Imagem: Retirada do google imagens

Compartilhe