Grupo de Estudo

Grupo de Estudos em Psicologia na Assistência Social


18/Mar/2019

18h às 20h

Certificado de 30 horas

Rede de Psicologia - Un. Bueno

EMENTA


O Grupo de Estudos em Psicologia na Assistência Social tem como proposta discutir as interfaces entre Psicologia e Assistência Social, visando contribuir com uma prática psicológica criticamente orientada e refletida nos equipamentos de Assistência Social.

OBJETIVOS


Objetivo Geral
Apresentar e discutir as interfaces entre Psicologia e Assistência Social.

.
Objetivos Específicos
● Contextualizar e historicizar o campo da Assistência Social e a sua relação com a Psicologia;
● Apresentar e discutir os objetivos e a função da inserção da Psicologia na Assistência Social;
● Apresentar e refletir sobre o trabalho de psicólogos(as) em equipamentos de Assistência Social como o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


● A Psicologia e as desigualdades sociais;
● Psicologia e políticas públicas e sociais: história, marcos legais, funções sociais e principais equipamentos na Assistência Social;
● Vicissitudes da prática psicológica no campo da Assistência Social;
● Aportes teóricos, práticos e políticos da Psicologia que podem embasar o trabalho na Assistência Social.

ENCONTROS


Serão realizados encontros quinzenais, às segundas-feiras, das 18h às 20h.

INVESTIMENTO


Com o intuito de subsidiar uma infraestrutura adequada aos encontros, os participantes farão o pagamento no momento da confirmação da inscrição.

O pagamento é único e tem validade para todo o semestre de encontros.

COORDENADORAS


Karla Graciano Ribeiro

Graduada em Psicologia – Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui experiência em pesquisa sobre a história da Psicologia Social e as relações entre Psicologia e Políticas Sociais. Atuou como estagiária em Psicologia Comunitária em programa de inclusão e permanência voltado para estudantes cotistas, indígenas e quilombolas. Atualmente integra a equipe do Programa Desenvolver – Assessoria e Consultoria Escolar da Rede de Psicologia.

.
Maria Julia de Oliveira Silva
Graduada em Psicologia – Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Na graduação atuou como monitora de inclusão do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG), integrou o Programa Crisálida (UFG), atuando em uma comunidade de Aparecida de Goiânia, e realizou estágio em Psicologia Escolar. Possui interesse em desenvolvimento humano, infância e contextos de políticas públicas e sociais. É integrante do Programa Desenvolver – Assessoria e Consultoria Escolar.

Valor

Público em
Geral

R$ 150

Psicólogos ou Estudantes
de Filiados à RGP

R$ 130

O pagamento acontece via PagSeguro, podendo ser efetuado por crédito, débito, boleto ou transferência. Opção de parcelamento! Após efetuada a inscrição você receberá nosso contato com o link para efetuar o pagamento.