Conteúdo

10 de junho de 2020
8 dicas para um relacionamento duradouro

Vamos ser sinceros – todos nós queremos um amor que dure. Hoje em dia, porém, já é difícil ter um relacionamento sério, e fazer com que este dure pode para algumas pessoas parecer impossível.. Apesar de ter um relacionamento de longo prazo possa ser desafiador, não é impossível, e pode ser feito com muita paciência e muito trabalho.

.

Aqui estão 8 dicas que ajudarão seu relacionamento a percorrer um longo caminho.

1. Comunicar
Você nunca pode esperar ter um relacionamento saudável sem comunicação real. E não estou falando apenas de conversas do dia-a-dia ou conversa fiada aqui.

Estou falando de comunicação real e significativa sobre seus sonhos, esperanças e medos.

Converse com seu parceiro sobre o que está incomodando você e seja receptivo quando ele estiver fazendo o mesmo. Apenas certifique-se de ser honesto no processo.
.
2. Conheça a outra pessoa

Se você quiser ter um relacionamento que dure, precisará se esforçar para realmente conhecer a pessoa com quem está. Tudo fica mais fácil quando os parceiros se conhecem de verdade.

E não quero dizer que você deva apenas tentar descobrir quais são seus hobbies ou interesses na vida. Você deve se esforçar para conhecer sua personalidade e caráter, incluindo os lados dele que você não gosta. Dessa forma, você terá mais facilidade em lidar com ele e haverá menos surpresas no futuro.
.
3. Não tente mudar um ao outro

Todo mundo é uma pessoa individual antes de entrar em um relacionamento. E embora seja ótimo se você e sua outra metade fizerem parte de uma equipe, essa individualidade deve ser respeitada e você não deve mudar para agradar a ninguém .

Isso significa que vocês dois precisam se aceitar com todas as suas imperfeições, porque essas falhas fazem parte de quem você é.

O maior erro que você pode cometer é tentar mudar seu parceiro. Isso só trará tensões desnecessárias ao relacionamento e você não realizará nada.

Certamente, todos nós modificamos algumas coisas quando fazemos uma parceria com alguém, mas não se deve esperar que ninguém mude características essenciais de sua personalidade.
.
4. Tenha algum tempo para si mesmo

Quando você ama alguém, deseja passar todo o seu tempo livre com essa pessoa. E embora isso pareça interessante no começo, esse conceito não é realmente eficiente quando se trata de relacionamentos de longo prazo.

Se você quer que seu relacionamento dure, os dois devem sempre encontrar tempo para si mesmos e devem tentar não passar todos os segundos de cada dia juntos.

Isso o ajudará a apreciar mais o tempo que tiverem juntos.
.
5. Seja parceiro

Lembre-se de que um relacionamento romântico é uma forma de parceria, em todos os sentidos dessa palavra. Isso significa que você e seu parceiro são iguais e deve se comportar assim.

Não importa quem ganha mais dinheiro ou quem é mais velho – vocês dois devem ter a mesma opinião quando se trata de seu relacionamento e nunca é aceitável que um parceiro aja como se estivesse acima da outra pessoa.
.
6. Aprenda a lutar

Se você acha que terá um relacionamento de longo prazo sem luta, não poderia estar mais enganado. Mas se você realmente quer que seu relacionamento dure, precisará aprender a lutar.

Isso significa que você e seu parceiro precisam escolher suas batalhas e que terão que deixar algumas coisas de vez em quando.
.
7. Compromisso
Ser egoísta é algo que você terá que esquecer se quiser ter um relacionamento de longo prazo. Agora você e seu parceiro são uma equipe e tudo o que fizer será para o benefício do relacionamento.

Isso significa que vocês dois terão que se encontrar no meio do caminho e fazer alguns sacrifícios de tempos em tempos, se quiserem que as coisas dêem certo.
.
8. Seja íntimo
Casais maduros sabem que a intimidade é muito mais que sexo. E, embora você não deva desconsiderar o sexo se quiser que seu relacionamento duradouro seja bem-sucedido, também reserve tempo para outras coisas íntimas, em vez de para o sexo .

Não importa o quão ocupado você esteja, é importante sempre reservar um tempo para apenas vocês dois. Às vezes, dar as mãos, abraçar ou simplesmente deitar juntos fortalece o vínculo entre as pessoas mais do que qualquer outra coisa.
.
Autora:

BRUNA APARECIDA NASCIMENTO NOGUEIRA CALASSIA | Psicóloga – CRP 09/011980

Graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Na minha Prática Clínica atendendo sob a ótica da Análise do Comportamento, adolescentes adultos e casais que trazem as mais diversas demandas, no entanto, possui maior experiência com casos de ansiedade, depressão, dependência química, relacionamentos abusivos e violência sexual. Para além da Clínica sou graduanda em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Universidade Cândido Mendes, com vivência em atendimento a pessoas em estado de vulnerabilidade social decorrente principalmente de deficiências físicas e/ou mentais.

Compartilhe